Atendemos empresas de manutenção de ar condicionado e prestadores de serviço que necessitem de Responsável Técnico para Supervisão do PMOC, com elaboração de Laudo e ART. Também assessoramos equipes próprias de manutenção, elaborando e legalizando seu PMOC. Entre em contato clicando o botão de WhatsApp para tirar suas dúvidas ou solicitar um orçamento.

O que é o PMOC?

O PMOC - Plano de Manutenção, Operação e Controle é o conjunto de documentos onde constam todos os dados da edificação, do sistema de climatização, do Responsável Técnico, bem como procedimentos e rotinas de manutenção comprovando sua execução.

Qual a importância do PMOC?
 
O PMOC é obrigatório conforme a Lei Federal 13.589, de 4 de janeiro de 2018. Sua função é assegurar que as atividades de manutenção e limpeza dos sistemas de climatização de ar interior (equipamentos de ar condicionado, ventilação, exaustão e redes de dutos) sejam executadas de forma correta, afim de preservar a saúde das pessoas que utilizam as edificações. O PMOC é necessário para todo estabelecimento com ar condicionado. Para capacidade instalada a partir de 60.000 Btu/h, dever haver um Responsável Técnico legalmente habilitado para supervisão do PMOC. Normalmente, essa função é exercida por um Engenheiro Mecânico devidamente registrado no CREA, uma vez que é emitida ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) com validade de 12 meses.

O que faz o Responsável Técnico pelo PMOC?

Meu trabalho como Responsável Técnico inicia-se com a vistoria das instalações e entrega de Laudo Técnico para orientar os envolvidos sobre as normas e boas práticas de sistemas de tratamento de ar. Com base nisso, elaboro o PMOC considerando os equipamentos e ambientes do estabelecimento. Ao longo do contrato de manutenção, supervisiono a aplicação do PMOC e presto todo o suporte técnico necessário ao cumprimento da legislação e boa qualidade da limpeza e manutenção.