Buscar
  • Luís Mazzaro

PMOC e COVID-19


A pandemia COVID-19 tornou ainda mais urgente a necessidade de manutenção e limpeza de sistemas de tratamento de ar afim de preservar a saúde das pessoas. Há sinais de que o pior já passou, mas a prevenção deve continuar, ainda mais nesta volta aos escritórios!


Uma das principais funções de um PMOC bem estruturado é garantir que não haja sujeira acumulada em aletas, serpentinas, grelhas, difusores, dutos, filtros etc... Sabe-se que a sujidade típica de ar condicionado, composta por poeiras, bactérias, fungos entre outros, pode ser veículo para vírus respiratórios, tal qual o SarsCov2.


Além disso, ao contratar um profissional habilitado para elaborar e supervisionar seu PMOC, falhas de operação e instalação podem ser identificadas durante a necessária inspeção inicial do sistema. A falha mais recorrente tem sido a ausência de sistema de renovação de ar. Aponta-se que a instalação adequada e boa manutenção desse sistema, que provê a troca do ar interior, previne a saturação de micro-organismos areodispersóides (suspensos no ar), contribuindo assim para reduzir o risco de contaminação respiratória.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo